Cursos

Inteligência Comercial e Vendas – Módulo 1

No mercado existem cursos técnicos e existem cursos de vendas e marketing, mas somente no Ciemec ― e neste curso online ― existe o foco na inteligência comercial e vendas especificamente para o mercado de engenharia e construção.

A oportunidade para aprender rapidamente o que as escolas não ensinam é agora! Qualquer profissional ou estudante com ensino médio completo ou nível superior pode se inscrever na turma que começa em 21 de setembro, e ter a oportunidade de aprender ou se aprimorar com professores experientes no mercado, além de aplicar imediatamente o aprendizado no dia-a-dia dos negócios.

A EDUCAÇÃO DO SEU FUTURO É O NOSSO PRESENTE

Para quem já atua ou quer trabalhar na área comercial

O curso é ideal para engenheiros, arquitetos, técnicos de edificações, estudantes, empresários, administradores, advogados, vendedores e qualquer outra categoria profissional que objetiva crescer com o potencial do setor de engenharia e construção.

Com 4 matérias, um curso como nenhum outro

As dimensões do mercado

Nesta matéria o aluno deve ampliar o conhecimento sobre a abrangência global da atuação comercial e do mercado na área de engenharia e construção, considerando os aspectos de inteligência e vendas, deixando para trás o estereótipo que comercial é só bater papo e fazer amigos ou lobby. Entre os temas que poderão ser aprendidos estão o real papel do comercial, o moderno entendimento dos conceitos de ética e compliance, os diversos nichos de mercado e os seus respectivos potenciais atuais, quem são os players que influenciam os negócios, as principais fontes de recursos do momento, entre outros.

O Marketing necessário

Em muitas empresas no setor de engenharia e construção o foco é a produção, e as atividades de marketing são praticamente inexistentes ou negligenciadas, mas nesta matéria o aluno pode aprender que além de necessárias são imprescindíveis no mundo de hoje. Entre os conceitos práticos para compreensão estão como desenvolver estratégias e um bom planejamento integrado das ações comerciais, as técnicas para a experiência e as habilidades da empresa serem reconhecidas como diferenciais, e também como os distintos elementos de marketing podem ser melhor utilizados na atualidade, tais como construção de imagem corporativa e pessoal, publicidade, propaganda, relações públicas, folders, redes sociais, etc.

As técnicas para vendas

Como conseguir bons resultados com técnicas adequadas e modernas para vendas é o ponto central a ser aprendido nesta matéria do curso. Entre os tópicos para compreensão estão como identificar oportunidades de negócios; ferramentas e plataformas de sistemas com os melhores conteúdos e facilidades para mapeamento do mercado de engenharia e construção; como montar, organizar e gerir uma equipe de vendas em direção a contratos atrativos; e quais os métodos mais adequados para se apresentar e fazer contatos positivos de acordo com o perfil psicológico e organizacional dos diferentes tipos de clientes nos diversos nichos do setor.

A arte da negociação

Após o trabalho de abertura de vendas com os clientes, a boa negociação faz toda a diferença para conseguir um bom contrato. Com esta matéria pode haver a compreensão de como conduzir uma boa negociação a partir de orçamentação precisa e propostas adequadas aos perfis dos clientes. Estas deverão ser seguidas de técnicas para dialogar positivamente com cada tipo de contratante, de modo a não apenas cair em reduções de preços e desvantagens para o proponente. Após a contratação, entra na pauta de aprendizado como desenvolver uma boa administração do negócio, além de avaliar e propor reivindicações de sucesso e justas aos clientes.

O aprendizado é por meio de situações reais e interação com o professor e alunos

Neste curso os alunos assumem ficticiamente o cargo de Gerente Comercial de uma empresa que atua em multimercados na área de engenharia e construção, e o professor os conduz passo-a-passo para as tarefas que precisam executar. Cada aluno passa a viver as “situações reais”, e os conceitos fundamentais de cada aula são apresentados à medida que ocorrem as interações.

Esse é o Método Ciemec de ensino, diferente das tradicionais aulas expositivas e dos cursos de EAD apostilados, o que proporciona o aprendizado mais fácil, lógico e totalmente direcionado à prática.

O que dizem os docentes do curso

“A grande vantagem, ou diferenciação, que o curso de Inteligência Comercial e Vendas do Ciemec pode propiciar ao aluno é antecipar em muitos anos as experiências de negócios vitoriosas!”

― Sérgio Fogal Mancinelli, coordenador de cursos do Ciemec, formado em engenharia pela Universidade de Mogi das Cruzes, MBA pela FIA, fez diversos cursos de gestão de negócios e pessoas, trabalhou durante 22 anos na Construtora OAS, exercendo cargos desde gerente de obras, gerente comercial a superintendente operacional, e foi gerente na Hochtief, Engeral e Codrasa

“Este curso oferece conceitos abrangentes e a visão ampla de uma base fundamental da engenharia e construção, que é a gestão eficaz para a obtenção de contratos de projetos ou obras.”

― Roberto Bartolomeu Berkes, professor do Ciemec, formado em engenharia pela Mauá, especializado em administração pela FGV-SP, foi diretor e gerente de desenvolvimento de negócios da Odebrecht e Mendes Júnior, coordenador ou gerente de projetos da Hidroservice, Figueiredo Ferraz, Tenenge, JP Engenharia, Engevix, CPOS, ARTESP e EMTU, palestrante em diversos congressos internacionais e vice-presidente, diretor e conselheiro do Instituto de Engenharia.

“Inteligência Comercial e Vendas é muito mais do que ter amigos no mercado, do que esperar por indicações, do que conversar… É um mundo que exige habilidades específicas e atualização constante.”

― Bráulio Andrade, professor do Ciemec, formado em engenharia pelo Mackenzie, MBA pelo Insper, foi diretor comercial da Queiroz Galvão, superintendente comercial da Serveng Civilsan e gerente comercial das empresas Construcap, Matec, Schahin, Rodrigues Lima e Marko.

“Com ou sem pandemia, o mercado da construção continua ativo, não para. Quem se acha o sabe-tudo, ou não procura desenvolver a inteligência e a habilidade comercial para enfrentar os novos desafios que surgem a cada dia, pode parar no tempo… E nos negócios.”

― Regis Gehlen Oliveira, diretor do grupo ConVisão-CNC e do Ciemec, formado em engenharia pela Poli-USP, especializado em administração pela FGV-SP, foi subprefeito e diretor-superintendente de obras do município de São Paulo, fundador do Comitê Construética e vice-chairman do Comitê de Construbusiness da Amcham-SP

Ao fazer o curso você foca na prática e já pode aplicar imediatamente nos negócios

A programação

50h
de aula

A grade do curso compreende 4 disciplinas de 12 horas cada, totalizando 48 horas e mais duas horas de avaliação, na medida adequada para conciliar as agendas profissional, pessoal e de estudo.

2 dias
na semana

As aulas da primeira turma estão programadas para o período noturno, das 20h às 22h15, com intervalo de 15 minutos, às segundas e quartas-feiras, com carga horária balanceada para a melhor concentração.

13
semanas

O início do curso está previsto para o dia 21 de setembro e término até 16 de dezembro, em período pós-pandemia de coronavírus e antes do início das festas de fim de ano.

Pelo menos uma das respostas a estas perguntas deve ser o seu motivo para fazer inscrição no curso

Está se formando ou se formou e só aprendeu a parte técnica da profissão?

Está cansado de trabalhar em obra ou outra área e quer ir para o comercial de engenharia e construção?

Atua na área recentemente e quer ampliar o conhecimento sobre todas as atividades de inteligência comercial e vendas?

Trabalha há muito tempo na área e está aberto a aprender sempre mais?

Busca novas soluções comerciais para os desafios do mercado e do panorama atual?

Gerencia uma equipe comercial e quer que o pessoal desenvolva e adquira novas habilidades para aplicação prática no negócio?

É consciente que no mundo de hoje da engenharia e construção é preciso atuar ativamente no comercial, e não mais apenas esperar por indicações ou ajuda de amigos?


Email:

ciemec@convisao.com.br

Telefones:

11 94102-4635

+55 11 4192-2086

Abrir
Fale conosco!
%d blogueiros gostam disto: